telessaude_horizontal-site.png
Loja do Google Facebook Instagram Twitter Linkedin Youtube linkedin.png WhatsApp Business

31 de agosto, dia do nutricionista

A atuação dos profissionais da saúde tem ganhado papel de destaque durante a pandemia da Covid-19.

O Dia do Nutricionista é celebrado anualmente em 31 de agosto. Esta data visa homenagear o profissional responsável por planejar programas de alimentação para as pessoas, além de preparar dietas específicas para ajudar a melhorar a qualidade de vida e saúde dos seus pacientes.  O Dia do Nutricionista é comemorado nesta data em homenagem à criação da Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN), fundada em 31 de agosto de 1949. São 150 mil profissionais da Nutrição no Brasil.

O campo de atuação do nutricionista é muito amplo: nutrição clínica e ambulatorial (asilos, consultórios e hospitais); nutrição esportiva; saúde coletiva; docência; indústria alimentícia; alimentação coletiva; consultoria nutricional; marketing na área de alimentação e nutrição; gastronomia, entre outros, pois sendo um profissional liberal, o nutricionista é também um empreendedor.

O profissional de nutrição adquire uma importância maior a cada dia, pois as pessoas estão cada vez mais preocupadas com a estética, a saúde e o bem-estar do corpo.

Uma alimentação adequada, principalmente quando está aliada com a prática de atividades físicas regulares, ajuda muito mais do que a saúde dos órgãos vitais. O corpo fica mais ativo, a sensação de estresse diminui e a sensação de bem-estar dura por muito mais tempo. Por isso, consultar um profissional é essencial para chegar ao objetivo final: um estilo de vida mais saudável!

Como o nutricionista atua nesse necessário de pandemia da Covid-19 ?

O nutricionista atua em diversas situações. Existem indivíduos sadios e em risco de contaminação, em que se recomenda alimentos ricos em nutrientes e com reduzidos valores de gorduras saturadas. Visto que, o sobrepeso pode ser um agravante à doença. Outro ponto, são os indivíduos identificados com possíveis sintomas e que estão em isolamento domiciliar, é importante uma dieta rica em líquido ( chás e sopas, por exemplo). Entretanto, aspectos mórbidos precisam ser avaliados nesses casos. Além disso, os nutricionistas nas unidades de saúde estão empenhados em ofertar o melhor cardápio possível, sendo  necessário também o conhecimento do quadro respiratório do paciente, para definição da consistência das refeições, atentando-se para  pacientes em nutrição enteral.

 

#MinistériodaSaúde #SaúdeDigital #SomosUnifesp #SUS #SistemaÚnicodeSaúde #TelessaúdeSP #AtençãoPrimária #Telehealth #Telessaúde #Telemedicina #diadonutricionista #vidasaudável #saúde

 

Telessaúde São Paulo

E-mail: telessaude.sp@unifesp.br - Telefone: (11) 3385-4211

Endereço: Rua Pedro de Toledo, 715 - Piso superior - Vila Clementino - São Paulo - SP - 04039-032